Muitas pessoas não sabem a diferença entre Hacker e Cracker, bagunçam tudo e acabam empregando o termo erroneamente. Utilizam os dois termos para dizer a mesma coisa e muitas vezes, até nem sabe da existência do segundo.
Antigamente os bandidos usavam capuz para se esconder, hoje eles se escondem atrás dos computadores. Para Juliano Freitas, estudante do ensino médio, “Hacker é bom, cracker é ruim”, mas a definição dos termos vai muito além disso. Cracker é considerado uma vândalo, uma pessoa fora da lei que usa seus conhecimentos para roubar dados, quebrar senhas e travas. Seja por dinheiro, por divertimento ou por fama.
Muitos Crackers ficaram famosos pelos crimes que cometeram na internet, entre eles estão: Kevin David Mitnick, Vladimir Levin, Mark Abene, Johan Helsingius e Kevin Poulsen. Atualmente já existem profissionais para combater os Carckers, são os chamado Hackers. Os Hackers são pessoas responsáveis que utiliza seus conhecimentos não para destruir, mas para descobrir coisas novas, descobrir falhas de segurança na rede de algumas empresas, desenvolver novos sistemas e etc. Normalmente os Hackers tem permissão de acessar computadores, dados sigilosos e descobrir as falhas e/ou brechas por onde passariam os Crackers.
Com a necessidade de um profissional cada vez mais completo e preparado é que em alguns países já existem 'Escolas de Hackers'. Essas instituições têm a intenção de aperfeiçoar e qualificar os profissionais dessa área tão promissora, pois a cada dia que passa os Crackers também se aprefeiçoam e novos ataques surgem.
Por: Andressa Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário