sábado, 17 de abril de 2010

Personagens do Mundo Virtual

Hackers são programadores com alto nível de conhecimento do mundo virtual, softwares e hardwares. Destaca-se o fato de que todo hacker é visto como criminoso visto que se tornaram conhecidos devido a façanhas de caráter ilegal realizadas.

Os mais famosos Hackers do mundo cometeram fraudes em empresas telefônicas. Kevin Mitnick, Kevin Pousen, Mark Abene e John Draper são figuras exemplo nessa especialização. São chamados de Phreakings. Esses homens invadiram sistemas de comunicação em diversos países e moldaram tanto o funcionamento quanto as tarifas dessas empresas a seu bom grado.

No Brasil, pouco se ouve falar em Phreaks, mas Marcos Rebitte escreveu um livro – Phreaks: Desbloqueando celulares – totalmente voltado para ensinar a burlar e invadir mecanismos bloqueados por operadoras de telefonia celular.

Em conversa com Kelvin Assis, estudante de Ciências da Computação, tomei conhecimentos de uma série de livros e estudos voltados para a prática do Hackeamento. “Todos somos Hackers em potencial. Qualquer um que conheça formas de burlar qualquer arquivo ou informação de um computador seja pessoal, do irmão ou da empresa em que trabalha é um Hacker.” Disse ele. Que tem em seu arcevo pessoal, livros que ensinam os caminhos traçados para se invadir um computador.

Os livros de Tadeu Carmona – Ataque Hacker e Segredos da espionagem digital – e um dossiê de Valeska Bielecki - The Hacker, A outra face: De invasores a protetores de sistemas – que mais me chamaram a atenção. Uma linguagem própria, nomes de difícil pronuncia, em sua maioria termos em Inglês, códigos e jargões que apenas um autodidata apaixonado pela área ou um estudioso poderia dominar. Entretanto minuciosamente descritivas, essas obras falam desde a criação de um arquivo com capacidade de se implantar silenciosamente em um sistema, até mecanismos de defesa para busca e captura desses arquivos.

Como qualquer outra ferramenta de conhecimento, saber muito sobre computadores e seu funcionamento e utilizar esse conhecimento para atos ilícitos é uma opção. O fato é: os Hackers são necessários no mundo atual, ouso dizer que são mediadores desse sistema que como qualquer outro precisa de mocinhos e vilões. Ambos os personagens dominam formas e meios de invasão e manipulação de sistemas, sejam Phreaks, Hackers ou Crackres, a grande diferença esta na intenção e utilização da ferramenta mais necessária para o homem do século XXI: O Computador.

Por Thaysa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário